A História dos Reis Targaryen I


 

Livro Sangue e Fogo, Volume I

 

Autor: George R.R. Martin

Editora: Saída de Emergência

Data de edição: 23/11/2018

Gênero Literário: Fantasia

Tradutor: Jorge Candeias

Ilustrador: Doug Wheatley  

Páginas: 352


Tempo da Ação: A história do livro remonta para séculos antes dos acontecimentos presentes nas “Crónicas de Gelo e Fogo”, retratando os anos seguintes após a destruição da antiga Valíria e da conquista de Westeros pelo rei Aegon I Targaryen.

Ambiente da Ação: A ação desenrola-se principalmente em Porto Real a capital do reino de Westeros, onde a maioria das decisões que afetariam o desenrolar da narrativa se criaram. O resto da narrativa  enquadra-se em todas as outras regiões dos sete reinos e em algumas das cidades livres para lá do mar estreito.

Personagens: Como típico dos livros do autor George R.R. Martin, este não fugiu à regra e está repleto com centenas de personagens que dão vida ao reino de Westeros, ainda assim o propósito desta obra é contar a história dos reis e rainhas Targaryen, que representaram o trono de ferro, e é neles que o foco da história reside.


Pontos Fortes: 

  • Arquimeistre Gyldayn

Considero que a ideia do autor retratar a história dos reis Targaryen assumindo a forma de narrador através de um arquimestre da cidadela, Gyldayn, foi num primeiro olhar algo maçador, pela característica exaustiva que a narrativa da história poderia tomar, no entanto ao longo da leitura essa ideia revelou-se completamente errada, pois apesar de grande parte do livro ser em narrativa a história desenvolve-se a um ritmo rápido, com acontecimentos entusiasmantes intercalados, bem escritos e sempre com o toque "mágico" que só o autor sabe adotar nas suas obras, despertando não só no final dos capítulos a curiosidade do leitor, mas também em vários momentos específicos da obra. 

(Ilustração: Doug Wheatley, Retirado do livro Sangue e Fogo Parte 1)



  • Narrativa e Desenrolar da História

Neste livro é de destacar o desenvolvimento dos personagens ao longo do texto de uma forma subtil, mas percetível, criando desta forma personagens com as suas próprias características, sentimentos, atitudes e pensamentos. Ainda tendo em conta as centenas de personagens que dão vida a este livro devo referir que foi de grande importância o autor ter dado a conhecer todos os lordes, conselheiros do rei, guardas do rei entre outros personagens que se revelaram importantes na gestão do reino e nos acontecimentos que decorreram ao longo da dinastia Targaryen.

O autor ao longo dos capítulos vai deixando alguns mistérios que deixam o leitor com mais curiosidade em perceber o universo que estamos a ler, o que torna a leitura ainda mais fluída e instigante.



Pontos Fracos:

  • Mistérios e Conquista de Aegon

Apesar de na minha opinião muitos dos mistérios e nuances que o autor deixa ao longo do livro serem essenciais, considero que houve muitos temas que não foram abordados, ou apenas mencionados, que poderiam ser interessantes para enriquecer a história dos sete reinos, como por exemplo a conquista de Aegon I Targaryen. Pois para quem já leu as Crónicas de Gelo e Fogo, já tem conhecimento de muitos dos acontecimentos que levaram Aegon a conquistar os 7 reinos, podendo o autor ou neste caso "Gyldayn" ter aprofundado no livro algumas das negociações e guerras que levaram à submissão de todos os reinos de Westeros.

  • Personagens e Final pouco Atrativo

Ainda que o principal objetivo deste livro seja contar as histórias e façanhas de todos os reis Targaryen devo admitir que o autor poderia ter dado um maior foco a alguns personagens secundários ou até mesmo personagens da família real, que foram importantes para o desenrolar de muitos acontecimentos que antecederam os eventos de Crónicas de Gelo e Fogo.

Sobre o final do livro a minha primeira impressão foi que a editora Saída de Emergência não deveria ter dividido o Volume 1 de Sangue e Fogo em duas partes, porque o final deste livro acaba por ser pouco entusiasmante e estimulante como é típico dos livros do Mestre George R.R. Martin. 

Sinopse:

"Séculos antes dos acontecimentos de A Guerra dos Tronos, a Casa Targaryen – a única família de senhores dos dragões a sobreviver à Perdição de Valíria – fez de Pedra do Dragão a sua residência. Sangue e Fogo inicia a sua narração com a história do lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e prossegue com o relato das gerações de Targaryen que lutaram para manter o icónico trono, até à guerra civil que praticamente destruiu esta dinastia."

"O que aconteceu realmente durante a Dança dos Dragões? Porque se tornou tão perigoso visitar Valíria depois da Perdição? Qual a origem dos três ovos de dragão de Daenerys? Estas são apenas algumas questões a que esta obra essencial dá resposta pela mão de um reconhecido mestre da Cidadela e das trinta e quatro ilustrações a preto e branco."

"Sangue e Fogo apresenta pela primeira vez o relato completo da dinastia Targaryen, permitindo uma compreensão perfeita da fascinante, dinâmica e por vezes sangrenta história de Westeros."

Foto de Henry Söderlund

Classificação: 4/5😄

Bibliografia: 




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue